Moscou - Roqueiros e ecologistas russos pediram ao líder da banda U2, Bono, que intercedesse nesta terça-feira (24) por eles em sua reunião com o presidente russo, Dmitri Medvedev, e denunciasse a repressão da qual se sentem vítimas na Rússia atual.

"Não estamos lhe pedindo que fale de questões políticas com Medvedev, mas ficaríamos muito agradecidos se mencionasse que a censura da Polícia russa se estendeu ao âmbito da música e da ecologia", escreveram vários artistas e ativistas russos em uma carta que enviaram ao líder do U2.

O vocalista do popular grupo de rock russo DDT, Yuri Shevchuk, o diretor-executivo do Greenpeace na Rússia, Serguei Tsyplenkov, o crítico musical Artemi Tróitski e o defensor dos direitos humanos Lev Ponomarev são alguns dos ativistas que assinaram a carta.

O encontro de Bono com o presidente russo aconteceu hoje depois que, no domingo, as autoridades do país proibiram a atuação de vários músicos em Moscou que protestava contra a construção de uma estrada entre a cidade e São Petersburgo através da floresta de Jimki.

Segundo fontes oficiais, Bono e Medvedev falaram hoje de como combater a pobreza na África, a Aids, a tuberculose e a malária, causas defendidas pela campanha RED, que o músico irlandês lidera junto ao ativista americano Bobby Shriver.



Enquanto tomavam o chá, o músico e o chefe de Estado russo tiveram tempo para falar de seus gostos musicais e preferências culinárias. O cantor convidou Medvedev para o primeiro concerto que o U2 oferecerá amanhã na Rússia no estádio olímpico Luzhnikí em Moscou.

No entanto, o músico irlandês não é um estranho nas residências presidenciais. Em abril ele se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para discutir vários temas incluídos na agenda do G8 e do G20.

Bono também se reuniu diversas vezes com George W. Bush quando este era presidente.


FONTE: MÚSICA UOL

0 Responses so far.

Postar um comentário